Modos de ver


 Os ruídos do ambiente, daquilo que nos cerca, nos induzem a uma interpretação que, talvez, em outras circunstâncias, não seriam possíveis, ou até mesmo se apresentariam de maneira diferente. A forma com que vemos é subjetiva, pois a maneira que a imagem é apresentada a câmera humana particular, é distorcida do modo original de como ela se apresenta. A possibilidade de ampla circulação da imagem, se deu com a invenção da câmera fotográfica, uma vez que essa realmente possibilita a circulação da imagem, dando oportunidade de conhecimento e interpretação do visualizador, que por motivos de locomoção, se vê restrito da exploração visual não só de obras, mas de tudo o que o mundo oferece. A interpretação de uma imagem é pessoal, porém o foco em determinada parte da imagem, provoca uma discussão em paralelo a obra como um todo, uma vez que o ponto de vista da imagem que viaja, reflete o ponto de vista de quem tira a foto ou a edita. O local onde a imagem é vista, por sua vez, é vista em seu próprio contexto, ela pode ser vista em vários locais e contextos diferentes, ao mesmo tempo. "Tudo o que envolve a imagem faz parte do seu significado. Sua singularidade é parte da singularidade do único lugar em que está".

1. O olho humano é uma câmera fotográfica particular. O cérebro é o responsável pelo armazenamento e reprodução da imagem, que de certa forma, está privada ao conhecimento e visualização de outras pessoas, até que sua reprodução visual seja materializada, através da perspectiva de quem viu.

2. A imagem que viaja até cada pessoa, tem o poder de, mais do que se apresentar e causar interpretações, criar a curiosidade da experiência pessoal, cria expectativas em quem vê.

3. O ponto de vista no qual a imagem é vista, vai além do ponto de vista do registro, passa antes e também pelo modo com que o artista a criou. A bagagem adquirida por cada visualizador, intervém na forma com a qual ele interpreta a imagem; já o criador da obra, por exemplo, além dessa bagagem, conta com o arquivo registrado pela sua câmera particular, ou a criação particular da sua própria caixa de armazenamento.




Comentários